7 Maneiras chocantes de controlar as pessoas sem dizer nada

 

Existem diversas técnicas para controlar a mente das pessoas, algumas mais efetivas que outras, mas elas realmente existem. A psicologia, por exemplo, é a grande responsável por desenvolver várias delas, visto que os fundamentos de seus estudos se baseiam no comportamento humano. Para isso, existem as técnicas de persuasão, que estão ligadas principalmente à fala e aos meios de convencimento por mérito da indução.

Por outro lado, também é possível controlar as pessoas sem dizer-lhes diretamente uma palavra sequer. É possível convencê-las de algo apenas fazendo-as observar uma conversa sua com outra pessoa. Ou até mesmo utilizando de outros fundamentos que podem abranger a linguagem corporal. Bem, é importante dizer que aqui não mencionamos nenhum método de “artes obscuras” para controlar alguém a fazer algo. São técnicas que funcionam, mas de forma alguma prejudicam alguém envolvido. Dito isso, dá uma conferida nos métodos mais legais que você pode utilizar:

1 – Seja empático

A empatia faz com que você crie conexões de forma instantânea com as pessoas. Claro que para conseguir isso é preciso manter boas conversas, mas apenas a demonstração de seus sentimentos também já será efetivo. Dessa forma, quando você se mostra empático com alguém, terá mais facilidade em controlar aquela pessoa, fazendo com que ela esteja disposta a realizar algo que você peça como um futuro favor.

2 – Acene com a cabeça

De acordo com estudos, o ato de balançar a cabeça para cima e para baixo enquanto escutamos alguém, faz com que essa pessoa tenha mais confiança em nós. É como se estivéssemos concordando com o que estão dizendo. Também foi constatado que enquanto fazemos isso, é provável que o falante comece a fazer o mesmo.

É algo bastante compreensível, visto que os seres humanos são conhecidos pela imitação de comportamento. Mas no que exatamente isso ajudaria? Bem, somos mais propensos a aceitar gestos positivos. Dessa forma, não é muito difícil controlar alguém enquanto você balança a cabeça positivamente. Ela terá certa dificuldade em te negar algo.

3 – Técnica do espelhamento

Esta é uma técnica que exige um pouquinho de tempo, mas que se torna bastante efetiva quando se pretende controlar alguém. O truque é simplesmente espelhar o comportamento da pessoa. Também conhecido como “mimetismo”, é algo que as pessoas fazem naturalmente. Quando estamos em um ambiente diferente, com pessoas de costumes e falas diferentes, tendemos a nos adaptar e começar a espelhar alguns desses comportamentos.

É algo que também pode ser feito de forma proposital. É uma forma de se tornar bem visto aos olhos daquele que se pretende controlar. Pesquisadores estudaram de forma profunda o mimetismo e concluíram que pessoas que haviam sido “imitadas”, eram mais propensas a atuar de forma favorável para seu imitador. Uma das prováveis razões para que isso aconteça pode ser o fato de que ser imitado, faz com que a pessoa se sinta mais importante.

4 – Dê presentes

Bem, talvez esta seja óbvia. A partir do momento em que se presenteia alguém, sem haver uma data específica para isso (sem que seja o aniversário da pessoa, por exemplo), ela pode mudar de opinião em relação a você. É como se no subconsciente dela, ficasse te devendo alguma espécie de favor. Dessa forma, quando você precisar de algo, é possível que ela se lembre do presente que ganhou e fique mais disposta a te ajudar, sem que você precise usar técnicas de persuasão para isso.

5 – Mantenha o silêncio

E como estamos falando de controlar as pessoas sem usar palavras, nada melhor que o silêncio. Se você pretende conseguir mais informações a respeito de alguém, ou pretende ainda obter um acordo melhor, acredite… Manter o silêncio pode ser algo verdadeiramente mágico. Em uma conversa, quando alguém fica sem falar nada pode gerar certo incômodo. Assim, o mais provável é que a pessoa comece a fazer de tudo para tentar manter o ritmo da conversa, até mesmo ceder a algo que você queira.

6 – Linguagem corporal

Mais importante do que falar, é manter boa postura corporal. Imagine se você apresenta uma proposta que pretende vender , com os braços cruzados ou sem olhar nos olhos de seus prováveis clientes… Certamente seria o fim de qualquer possível negociação. Portanto, manter uma postura mais aberta, com contato visual e gestos instrutivos, demonstra que você tem confiança sobre aquilo. Pode ajudar a controlar as pessoas a apresentarem uma posição favorável para você.

7 – Induza

Bem, esta talvez seja uma técnica mais fingida. Trata-se de fingir que algo que você não quer fazer é extremamente divertido. Não importam seus motivos, você apenas dispensa a “diversão” de executar tal atividade. Dessa forma, você acaba despertando o desejo da pessoa em fazer aquilo por você… É uma maneira efetiva de controlar alguém para fazer algo em seu lugar… Embora seja coisa de gente preguiçosa, hein?!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *